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Alimentação saudável na fase escolar (7 a 10 anos)

Nessa fase a criança já se torna mais independente, o que torna essencial os ensinamentos das fases anteriores, pois se a criança aprendeu a comer corretamente as chances de ela apresentar uma dieta inadequada diminui.

Além disso, há maior atividade física nessa fase, portanto incentive o seu filho(a) a se movimentar (veja nosso tópico sobre o assunto no site), limitando o horário de atividades sedentárias, como tablets, celulares, videogames, televisão e computadores.

O que devemos nos atentar:

  • Alimentação variada com todos os grupos alimentares (frutas, verduras, legumes, leguminosas, alimentos de fonte animal).
  • Evitar sal em excesso, alimentos ricos em gorduras trans (ex. salgadinhos, bolachas recheadas, glacês, frituras, etc.) e caloria vazia (ex. chocolate, sorvete, pirulito, refrigerantes, etc.), visando a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão arterial, aterosclerose, obesidade, entre outras.
  • Não substitua refeições por lanches.
  • Consumo adequado de cálcio (leite e derivados), pois na próxima fase, da adolescência, é quando ocorre o pico de massa óssea, importante na prevenção de osteoporose.
  • Ofereça uma alimentação mais saudável e variada possível, pois é nesta fase que se previnem doenças futuras.
  • Ofereça água durante todo o dia, principalmente em dias mais quentes.
  • Não só uma alimentação adequada previne doenças no futuro. Estimule a criança a ter um hábito de vida saudável (veja esse tópico em nosso site), com práticas desportivas, menos tempo despendido em TVs, videogames, celulares e mais tempo em família/sociedade.